Fundamental II

Ensino Fundamental de Qualidade em Sua Cidade


Fundamental II

Ensino Fundamental II - 6° ao 9° ano

Proposta Pedagógica

A concepção do nosso processo de ensino determina os diferenciais nos procedimentos didático-pedagógicos da Escola. Nosso modo de ensinar, mais do que o embasamento teórico, implica na definição de um conjunto de valores que engloba, não só a Educação, mas nossa forma de pensar o mundo.
Procuramos fazer com que o aluno vença suas dificuldades motivado a buscar o conhecimento, a interagir com o que aprendeu e produzir novos conhecimentos.
Nossa proposta pedagógica segue a linha sociointeracionista, que concebe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro. O conhecimento deixa de ser assimilado passivamente e passa a ser produto de processos de elaboração e construção. No sociointeracionismo, o aluno deve ser compreendido em sua totalidade, como um ser biológico e social, integrante de um contexto social e de um movimento histórico. Para obtermos estes resultados, que favorecem a excelência no IPÊ-Panterinha, nosso projeto pedagógico prevê alguns fatores essenciais, tais como:


• Desenvolver na criança a autonomia, organização, responsabilidade e compromisso com os estudos.


• Professores especialistas experientes, envolvidos e comprometidos com a educação de qualidade.


• Classes com número limitado de alunos. Nosso objetivo é o de conhecer cada um individualmente, seu perfil, suas necessidades, dificuldades e expectativas.


• Espaço adequado às atividades planejadas.


• Material didático e paradidático selecionados pela equipe pedagógica.


• Estudos de Recuperação paralela após avaliação dos bimestres e no final do ano, no caso do aluno não atingir a média mínima (6,0 - seis inteiros).


• Continuidade do trabalho com Projetos Interdisciplinares, nos quais são abordados temas atuais e diversificados do interesse dos alunos, apresentando a Contextualização, a Interdisciplinaridade e a Transversatilidade.


• Acentuado e constante incentivo à leitura e à expressão em suas diversas linguagens: Arte, Música, Literatura, Expressão Corporal e Esporte.


• Professor Tutor, a partir do 6º ano. Elo entre os professores, alunos, coordenação pedagógica e pais, o professor tutor é o responsável pela elaboração do planejamento semestral juntamente com os professores das diferentes áreas de conhecimento; atendimento aos pais para troca de informação sobre o desenvolvimento dos alunos; realização dos Projetos de Cidadania que envolvem alunos, pais e profissionais do colégio.


Fomentamos em nossos alunos oportunidades para desenvolverem todo seu talento, criatividade e espírito crítico e concluírem o Ensino Fundamental com a melhor bagagem cultural e conteúdo escolar necessários para seguirem adiante como cidadãos conscientes e aptos à continuidade da vida acadêmica.


Grade Curricular

Além dos conteúdos da Base Nacional (lei 9394/96), os professores desenvolvem Projetos interdisciplinares de acordo com o interesse dos alunos. Para atingirmos nossos objetivos, a carga horária supera em uma hora por dia a do ensino oficial. Isto, em um ano letivo significa 200 horas, ou seja, cerca de 40 dias à mais de aprendizagem. O Fundamental II está organizado de forma a apresentar uma carga horária diária de seis aulas e, semanalmente, 30 aulas, com a seguinte grade curricular:


Português - entendida como uma atividade, uma ação entre o homem e o mundo, o ensino da língua portuguesa institui o aluno como um ser capaz de participar da vida social, política e econômica do país como cidadão consciente e transformador da realidade.


Literatura - tem como foco incentivar o gosto pela leitura. A cada bimestre os alunos conhecem um novo autor através de leituras, pesquisas, trabalho e, se possível, pessoalmente.


Matemática – conhecimento relacionado à realidade sócio-cultural, tem sua ação pedagógica na resolução de problemas reais de situações matemáticas, no desenvolvimento do pensamento matemático, ao aplicar o raciocínio dedutivo e indutivo e na integração com as demais áreas do saber.


Ciências – saber atualizado das disciplinas que compõem a área: física, química, biologia, geologia e astronomia. Estudo das questões relativas à produção científico-tecnológica, interação ambiental e social e integração com demais áreas de conhecimento, possibilitando ao aluno uma visão crítica do mundo.


História - Discussão da temporalidade das experiências humanas, criando um diálogo entre o presente e o passado visando a compreensão da dinâmica de transformações, mudanças e continuidade.


Geografia - estudo do espaço geográfico natural e suas transformações e do construído pelos homens. Possibilitar aos alunos a percepção da apropriação, da transformação, do equilíbrio e da preservação do meio natural e social e, consequentemente, da relação sociedade-natureza.


Educação Física – trata a expressão corporal como linguagem. Jogos, dança, lutas e esportes em geral, compõem a cultura corporal, um conjunto de conhecimentos do corpo e das técnicas de movimento que, inseridos em um contexto sócio-cultural, oferecem possibilidades transformadoras.


Arte – História dos principais movimentos artísticos da humanidade, conhecimento de artistas renomados, apreciação e experimentações do fazer artístico em aulas de desenho, pintura e escultura.


Filosofia – Introduzida desde o 1º ano, retoma e discute os valores éticos.


Lingua estrangeira moderna – Inglês e Espanhol – O Inglês, inserido no currículo do 1º.ao 9º ano, e do Espanhol, do 6º ao 9º , visa instigar a criança a conhecer outras culturas e diferentes linguagens. O trabalho é desenvolvido de forma que a criança aprenda de maneira agradável e natural, promovendo a aquisição de vocabulário através de contextos significativos. Além do livro adotado, são trabalhados projetos especiais de interesse dos alunos.

×
Orçamento/Vendas
(11) 97396-2183
Atendimento ao Cliente
(13) 3426-9871